Curso: Pedagogia da Faculdade Polis das Artes

7 Semestre: 1° e 2° Bimestre

EMENTA

     Iniciação Científica. Elaboração e orientação específica para desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, bem como apresentação e publicação. 

Plano de Ensino - Trabalho de Conclusão de Curso II
Plano de Ensino - Trabalho de Conclusão
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Planejamento - 1° Semestre Facul. Polis
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01 - Metodologia de Trabalho Acadêmicos.
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01 - Normas para elaboração do trabalho
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T.C.C. FICTÍCIO!
Este modelo é apenas um suporte a fim de verificar a estrutura!
02 - Modelo de Estrutura de T.C.C. FINAL
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MODELO 03 NA PROPRIEDADE PDF
03 - Modelo de Estrutura de T.C.C. FINAL
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MODELO 03 PODENDO SE ALTERADO PELO ALUNO - PROPRIEDADE WORD!
03 - Modelo de Estrutura de T.C.C. FINAL
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04 - ABNT - Prof. Tiago Silva de Oliveir
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PROJETO "RECANTO DA LITERATURA!"

Projeto - Recanto da Literatura.pdf
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Layout - Labirinto da Literatura - COMPL
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Modelo de Folder - Recanto da Literatura
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Modelo de Folder - Recanto da Literatura
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As Referências Bibliográficas consistem em recomendações de Livros, Artigos, Revistas e Sites autorizados para cada TEMA escolhido pela TURMA! Caso haja a necessidade cada equipe poderá incluir outras Referências, porém com prévia avaliação do Orientador de T.C.C. 

1 - TURMA: A formação do professor y e a docência com a geração Z

A formação do perfil do prof. do século
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A formação do professor, a prática refle
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A formação profissional no séc. XXI.pdf
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Competências para gerenciar diferentes G
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O perfil do prof. do Séc. XXI.pdf
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O processo evolutivo entre as gerações X
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O professor para séc. XXI.pdf
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Os professores e os desafios ped. novas
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Referências Bibliográficas.doc
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Bibliografia autorizada e Referências

 

 CONGER, Jay. Quem é a geração X? HSM Management, n.11, p.128-138, nov./dez. 1998.

 

ENGELMANN, Deise C. O Futuro da Gestão de Pessoas: como lidaremos com a geração Y?. 2009. Disponível em: <http://www.rh.com.br> Acesso em fevereiro de 2011.

 

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

 

GAZETA DE PIRACICABA. Como trabalhar com a geração Y? 16/Fev/2011.

 

GONÇALVES, Marcelo. Riscos da ansiedade da Geração Y, Jornal de Piracicaba,

13/03/2011.

 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho

científico. São Paulo: Atlas, 1995.

 

LOIOLA, Rita. Geração Y. Revista Galileu. São Paulo, n. 219, p. 50-53, out. 2009.

LOMBARDIA, Pilar García. Quem é a geração Y? HSM Management, n.70, p.1-7. set./out. 2008.

 

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Era das Conexões, tempo de Relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores, 2009.

 

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed, [2000?].

 

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no oficio de professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, [2000?].

 

RAINES, Claire. Beyond Generation X: A pratical guide for managers. Course Tecnology: 2000.

 

VELOSO, Elza Fátima Rosa; Dutra, J.S.; Nakata, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e baby boomers. In: Encontro Da Associação Nacional De

Pós-Graduação Em Administração, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro:

ANPAD, 2008.

 

Bibliografia complementar

 

A formação do perfil do prof. do século XXI. Disponível em< http://www.cogeime.org.br/revista/36Artigo01.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

A formação do professor, a prática reflexiva... Disponível em< http://www.cscj-ijui.com.br/downloads/formacao_prof.pdf >Acesso em: 06 jan. 2015

 

A formação profissional no séc. XXI. Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a08v31n3.pdf >Acesso em: 06 jan. 2015

 

Competências para gerenciar diferentes Gerações. Disponível em< http://www.convibra.org/upload/paper/2013/34/2013_34_7412.pdf >Acesso em: 06 jan. 2015

 

O perfil do prof. do Séc. XXI Disponível em< http://digibug.ugr.es/bitstream/10481/19850/1/20058214.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

O processo evolutivo entre as gerações X, Y, Baby Boomers Disponível em< http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/221.pdf >Acesso em: 06 jan. 2015

 

O professor para séc. XXI Disponível em< http://www.mindlab.com.br/mindlab/wp-content/uploads/2012/04/Ensinando-para-o-Seculo-XXI.pdf >Acesso em: 06 jan. 2015

 

2 TURMA: O direito à educação dos deficientes visuais em Embu das Artes-SP  

A deficiência visual.pdf
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A visão do coordenador pedagógico sobre
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Atendimento Educacional Especializado-De
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Convivendo com a diferença....pdf
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Deficiente visual - uma educação inclusi
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Fatores etiologicos da Deficiencia Visua
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Percepções de escolares com dificiência
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Saberes e práticas da inclusão.pdf
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Referências Bibliográficas.doc
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ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Prontidão para alfabetização através do sistema braille. Apostila. Rio de Janeiro, Instituto Benjamin Constant, 1995.

 

ARANHA, Maria Salete Fábio. PARADIGMAS DA RELAÇÃO DA SOCIEDADE COM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Publicado na Revista do Ministério Público do Trabalho. Ano XI, n 21, março 2001.

 

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO: dificuldades de comunicação sinalização: deficiência visual. 4. Ed.

Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

 

 

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo:Moderna, 2003.

 

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. PRIETO, Rosângela Gavioli. ARANTES, Valéria Amorim (org).Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

OLIVEIRA, Marta Khol. VYGOTSKY – aprendizado e desenvolvimento um processo

sócio-histórico. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2009.

 

WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro, WVA, 1997.

 

Referências complementares

 

A deficiência visual. Disponível em:< http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/deficiencia-visual.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

A visão do coordenador pedagógico sobre a atuação... inclusão. Disponível em:< http://tede.mackenzie.com.br/tde_arquivos/5/TDE-2006-09-18T182311Z-21/Publico/LUCIA_AGUIAR_DIST.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

Deficiência visual. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

Deficiente visual - uma educação inclusiva ou exclusiva. Disponível em:< http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/inclusao/deficiente_visual.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

 Convivendo com a diferença... Disponível em:< http://www.uel.br/eventos/sies/pages/arquivos/009%20-%20CONVIVENDO%20COM%20A%20DIFEREN%C3%87A.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

Fatores etiologicos da Deficiencia Visual. Disponível em:< http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/SPP_Arquivos/PessoascomDeficiencia/FatoresetiologicosdaDeficienciaVisual.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

Percepções de escolares com dificiência visual... Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/paideia/v19n44/a06v19n44.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

Saberes e práticas da inclusão. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf>Acesso em: 06 jan. 2015

 

 

3 TURMA: A importância dos jogos na Educação Infantil: Em foco crianças de 05 anos

TCC - POLIS
A importância do brincar na Educação Inf
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A importância do Brincar na Educação Infantil
Texto 1 - A importância do Brincar na Ed
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O lúdico no processo ensino-aprendizagem
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O jogo no contexto psicomotor - sua importância na educação infantil
Texto 1 - O jogo no contexto psicomotor
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O lúdico na construção da aprendizagem - Sob a Luz da Psicopedagogia
Texto 1 - O lúdico na construção da apre
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Jogos - um recurso metodológico para as aula de matemática
Texto 3 - Jogos - um recurso metodológic
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A utilização de jogos no ensino de matemática
Texto 4 - A utilização de jogos no ensin
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Referência básica
Referências bibliográficas.doc
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Referências complementares
Referências bibliográfica.doc
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Referências bibliográficas

 

ALVES, Eva Maria Siqueira. Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática: a  democratização de uma experiência. Aracaju, UFS, 1996. Dissertação de Mestrado.

BORIN Júlia. Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. IME –USP: 1996.

_____. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 5ª. ed. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004, 100p.

BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas

e aritméticas. Campinas: Papirus, 1996a. 2008p.

CARVALHO, Mercedes. Problemas?Mas que problemas?! Estratégias de resolução de  problemas matemáticos em sala de aula. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2004.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

SILVA, Mônica Soltau da. Clube da matemática: Jogos Educativos. 2. ed. Campinas- SP: Papirus, 2005.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC / SEF, 1998.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1ª A 4ª séries). 3.ed - Brasília: MEC/ SEF, 2001

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 

BATISTA, Gilca de Oliveira. A importância dos jogos lógicos nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/monopdf/17/GILCA%20DE%20OLIVEIRA%20BATISTA.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

CORDEIRO, Maria José; SILVA, Valdinéia Nogueira da. A importância dos jogos para a aprendizagem da matemática. Disponível em: < http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-79.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

MARCO, Fabiana Fiorezi. JOGOS: um recurso metodológico para as aulas de matemática. Disponível em< http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc08.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

PINTO, Andréia Cardoso. Aplicações de jogos nas séries iniciais do ensino fundamental envolvendo as quatro operações. Disponível em: < http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/Monografia_Andreia_Cardoso.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

 

 

Referências bibliográficas complementares

 

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Como desenvolver o potencial criador. Um guia para liberação da criatividade em sala de aula. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

ALMEIDA, M. T. P. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis: Vozes, 2004.

CABRAL, Álvaro. A psicomotricidade. Rio de Janeiro. Guanabara. Koogan

S.A. 1993.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O minidicionário da Língua Portuguesa. 4. ed. Ver. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência da criança. Rio de Janeiro:

Guanabara. 1987.

RIZZI, Loconor, HALDT, Célia Regina. E. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo. Ática. 1994.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa, Edições 70, 1968.

 

 

DIAS, Luciana da Silva. A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35686/000795186.pdf?>sequence=1 Acesso em: 21 jul 2014

 

4 TURMA: Musicalização na educação infantil

TCC POLIS - MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TCC - Musicalização!.pdf
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A inserção da música na educação infantil e o papel do professor
Texto 1 - A inserção da música na educaç
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O papel da música na educação infantil
Texto 2 - O papel da música na educação
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O papel da música na educação infantil 2
Texto 3 - O papel da música na educação
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Referências bibliográfica.doc
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Referências bibliográficas

 

ALMEIDA, Renato. A História da Música Brasileira. Universidade do Texas, F. Briguiet: 1926.

ANDRADE, Mário. Pequena Historia Da Música. Martins Editora, 1980.

BELLOCHIO, Claúdia Ribeiro. Educação Musical: olhando e construindo na

Formação e Ação de professores. Revista da ABEM, Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, nº6, p.41-47, set.2001.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9.394 de 20 de

Dezembro de 1996. Editora do Brasil.

BRITO, T. A. Música na educação infantil – propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Petrópolis, 2003.

 FELINTO, Marilene. Do que você gosta de brincar? . Folha de São Paulo. 500 Brincadeiras. São Paulo, 16 de Abril, 2000.

 

GODOI, Luis Rodrigo. A importância da música na educação infantil. Disponível em: < http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/LUIS%20RODRIGO%20GODOI.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

RIBEIRO, Rosa Maria. Música na educação infantil: um mapeamento das práticas pedagógicas-musicais na rede de ensino de belo horizontes. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/AAGS-8YXQTL/final.pdf?sequence=1> Acesso em: 21 jul 2014

 

TIAGO, Roberta Alves. Música na educação infantil: sabres e práticas docentes. Disponível em: < http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/1014/1/MusicaEducacaoInfantil.pdf > Acesso em: 21 jul 2014

 

5 TURMA: O processo de aprendizagem de crianças com 05 anos: Síndrome de Asperger

A criança com síndrome de asperger na es
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A Inclusão de Crianças com Asperger no E
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Considerações de professeres... atendime
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Metodologias de Ensino para crianças aut
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Síndrome de Aspergerr.pdf
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Uma visão sobre a síndrome de Asperger.p
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O papel do professor frente à inclusão de crianças com autismo
Texto 1 - O papel do professor frente à
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LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Texto 4 - LDB - Leis de Diretrizes e Bas
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ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
Texto 3 - ECA - Estatuto da Criança e do
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Referências bibliográficas

 

FELICIO, V. C. O autismo e o professor: um saber que pode ajudar. Bauru, 2007.

GALDINO, M. J. A inclusão educacional de um aluno com autismo em uma escola de ensino fundamental do município de Arapiraca. Arapiraca: 2011.

KLEIN, R. R. A escola inclusiva e alguns desdobramentos curriculares. In: KLEIN, R. R.; HATTGE, M. D (Org.). Inclusão escolar: implicações para o currículo. São Paulo: Pia Sociedade Filhas de São Paulo, 2010.

 LOPEZ, J. C. A formação de professores para a inclusão escolar de estudantes autistas:contribuições psicopedagógicos. 2011. Trabalho final do curso (Especialização em psicopedagogia clínica e institucional) - Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia – Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento – PED, Brasília, 2011.

MELLO, A. M. S. Rosde. Autismo: Guia Prático. Ed. 3ª. São Paulo: AMA; Brasília:

CORDE; 2004.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

Brasília, DF. Cartilha esclarecedora sobre Lei do Estágio. N° 11.788/2008 – Brasília: TEM, SPPE, DPJ, CGPI, 2008. Disponível em:< http://www.ciee.org.br/portal/cartilha_lei_estagio.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90). Disponível em: <http://www.criancanoparlamento.org.br/sites/default/files/eca.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

LAGO, Mara. Autismo na escola: Ação e reflexão do professor. Disponível em:<http://www.avm.edu.br/monopdf/17/GILCA%20DE%20OLIVEIRA%20BATISTA.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

MILAGRE, Marilene de Oliveira; Souza, Wagna da Silva. Um estudo da integração do autista no ensino regular. Disponível em:< http://serra.multivix.edu.br/wp-content/uploads/2013/04/um_estudo_da_integracao_do_autista_no_ensino_regular.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

 

 

 

 

 

6º TURMA: O processo de aquisição da leitura e escrita nos 4º e 5º anos

A importância da leitura nos anos inicia
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A leitura e a escrita nos anos iniciais
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Causa das dificuldade na leitura e escri
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Dificuldade de Leitura e Escrita no 5ª A
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Distúrbios da aquisição da linguagem e d
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Diversidade de gêneros textuais - uma pr
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Leitura e interpretação na diversidade t
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Letramento e diversidade textual.pdf
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Referências bibliográficas.doc
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Referências Bibliográficas


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil, Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1994

ABREU, Antônio Suarez. A Arte de Argumentar: Gerenciando razão e Emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2005

AGUIAR, Vera Teixeira. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizontes: Formato, 2001

ANDRADE, Carlos Drummond de... [et al.].  Crônicas. São Paulo: Ed. Didática, 1981

_______. [et al.].  Deixa que eu Conto: Antologia de Contos. São Paulo: Ática, 2002 v.2

CARPIGIANI, Alzira Chagas. O sonho de Curumim. São Paulo: Paulinas, 1996

CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação. São Paulo: Avercamp, 2004

CARVALHO, Tânia Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 2004

CARVALHO, Tânia Franco. O Próprio e o Alheio. Porto Alegre: Unisinos, 2004

CERIZARA, Ana Beatriz. Rousseau: a educação na infância. São Paulo: Scipione, 2003 

HETZEL, Graziela Bozano. O estranho caso da caverna. São Paulo, 1993

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOBATO, Monteiro. Ali Babá e os quarentas ladrões. São Paulo: Ed. Nacional, 2002

 

Sites sobre o assunto

 

Como usar os videos da TV Escola

 

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/cadernos_tv_escola/vendo7g.pdf

 

Diários – Plano de Trabalho

 

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/cadernos_tv_escola/diarios.pdf

 

Letramento e diversidade textual

 

http://demogidascruzes.edunet.sp.gov.br/LP/LetraDiv.pdf

 

Diversidade textual:

Os gêneros na sala de aula

 

http://www.nigufpe.com.br/wp-content/uploads/2012/09/Diversidade_Livro.pdf

 

O trabalho com os diferentes Gêneros Textuais

 

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/palestras_do_pnaic/generos_ano_3_jul_2013.pdf

 

Diversidade de gêneros textuais: uma prática

Construtiva na ampliação da competência discursiva

Do leitor

 

http://periodicos.uems.br/novo/index.php/anaispba/article/viewFile/278/210

 

Leitura e interpretação na diversidade textual

 

http://www.pesquisa.uncnet.br/pdf/ensinoFundamental/LEITURA_INTERPRETACAO_DIVERSIDADE_TEXTUAL.pdf

 

Acesso em 23 de setembro de 2013

 

 

A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental... Disponível em< http://www.redalyc.org/pdf/715/71523347013.pdf>Acesso em: 08 jan. 2015

 

Dificuldade de Leitura e Escrita no 5ª Ano. Disponível em< http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.4/GT_04_03_2010.pdf>Acesso em: 08 jan. 2015

 

Caderno Leituras Companhiadas Letrinhas. Disponível em< http://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CadernoLeiturasCompanhiadasLetrinhas.pdf>Acesso em: 08 jan. 2015

 

Causa das dificuldade na leitura e escrita. Disponível em< http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_elsa_midori_shimazaki.pdf>Acesso em: 08 jan. 2015

 

A importância da leitura nos anos iniciais escolares. Disponível em< http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/dsng.pdf>Acesso em: 08 jan. 2015

 

7ª e 8ª TURMAS: Aprendizagem com Lúdico e A importância das brincadeiras direcionadas na Educação Infantil 

TCC - POLIS
A importância do brincar na Educação Inf
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A importância do Brincar na Educação Infantil
Texto 1 - A importância do Brincar na Ed
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Capacitação continuada: o jogo como recurso pedagógico importante no processo ensino aprendizagem
Texto 2 - capacitacao_continuada_-_o_jog
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O lúdico no processo ensino-aprendizagem
Texto 3 - O lúdico no processo ensino-ap
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A importância do lúdico na educação infantil com crianças de 5 anos
Texto 4 - A importância do lúdico na edu
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O lúdico na Educação Infantil
Texto 5 - O lúdico na Educação Infantil.
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Referências bibliográfica.doc
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Referências bibliográficas

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª edição. São Paulo: Loyola, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. V.1CELY, E. B. Brinquedoteca: Espaço Lúdico de Educação e Lazer. In: SANTOS. Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 7ª Edição.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.CORSARO, William. Cultura se constrói brincando. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre – RS, Ano V, n. 15, p. 18-21- Nov. 2007/ Fev. 2008.

 FELIPE, J. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget,Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, C. e KAERCHER, G. E. (orgs.) Educação infantil pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001 .

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. Brinquedo e Brincadeira – usos e significações dentro de contextos culturais. In: SANTOS. Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 7ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

________. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7ª edição. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

________. Jogos Infantis – O jogo, a criança e a educação. 12ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

 SANTOS, V. L. B. Promovendo o desenvolvimento do faz-de-conta na educaçãoinfantil. In: CRAIDY, C. e KAERCHER, G. E. (orgs.) Educação infantil pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001. p. 89 -100.

SILVA, R.C. Brinquedo. In: GOMES, C. L. (org) Dicionário crítico do lazer. Belo

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ANDRELO, Danielly Cristina. A importância do brincar no ambiente da educação infantil. Disponível em: <http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/DANIELLY%20CRISTINA%20ANDRELO.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

DALLABONA, S. R. O lúdico na Educação Infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. Disponível em: < http://iesp-rn.com.br/ftpiesp/Disciplinas%20PROISEP/M%F3dulo%206/OFICINA%20DE%20BRINQUEDOS/Texto%203.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

GUIMARÃES, Aline Fernandes. A importância do brincar no cotidiano das crianças na educação infantil. Disponível em: < http://www.fc.unesp.br/upload/aline_guimaraes.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

OLIVER, Gabriella Chaves. A importância do brincar na educação infantil. Disponível em: < http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf04.pdf> Acesso em: 21 jul 2014

RIBEIRO, A. R.; RIBEIRO, B. A.; JUNIOR, C. M. L. A capacitação continuada: o jogo como recurso pedagógico importante no processo ensino aprendizagem. Disponível em: < http://www.cideb.com.br/cideb2012/trabalhos/capacitacao_continuada_-_o_jogo_como_recurso_pedagogico_importante_no_processo_ensino_aprendizagem.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

SANTOS, Elia A. do C. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: < http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

SANTOS, C. P dos. A importância do ludico na educação infantil com crianças de 5 anos. Disponível em: < http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC27673572826.pdf> Acesso em: 28 jul 2014

 

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE FALTAS / 2015

1º Trabalho de Compensação de Faltas
Trabalho de Compensação de Faltas de Ped
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2º Trabalho de Compensação de Faltas
Trabalho de Compensação de Faltas de Ped
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Modelo de Estrutura de Trabalho Acadêmic
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EXEMPLO DE CORPO DE E-MAIL

Saudações pessoal, tudo bem!

 

    Segue anexo modelo de corpo de e-mail para auxliá-los ao enviar e-mail para professores e afins.

 

Abraços,

 

Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira

psicotigl@yahoo.com.br

EXEMPLO DE CORPO DE E MAIL.doc
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T.C.C. FINALIZADOS - 2º SEMESTRE / 2014

A contribuição de jogos lúdicos no processo de aprendizagem na Educação Infantil
ANDRADE, Elaine Serra de; ROCHA, Helen Fátima; RODRIGUES, Adriana Roberta de Souza; et al.
A contribuição de jogos lúdicos.... TCC.
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A importância do brincar na educação infantil
BARBOZA, Marli Ferreira; XAVIER, Sharmian dos Anjos.
A importância do brincar na educação inf
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A importância dos jogos matemáticos na educação infantil com crianças de 4 anos
GOMES, Gelsilene Aparecida; SOUZA, Marilza Caetano de.
A importância dos jogos matemáticos na e
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As relações de afetividade na educação infantil
CUNHA, Jaira Souza; MACHADO, Fabiana Costa; SANTOS, Juliana Aparecida Pereira dos Santos.
As relações de afetividade na educação i
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Desafios do Ensino de Matemática no Ensino Fundamental I: 1° Ano ao 5° Ano
SOUZA, Israel Soares; TOMAZ, Kleber. (R2-Programa de Formação Docente)
Desafios da Matemática no Ensino Fundame
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Desafios do estágio em atendimento com alunos de inclusão: o autismo
CUNHA, Arlinda Maria Gonçalves da; MACHADO, Aurenice Alves; MONTEIRO, Alexandre de Almeida; et al.
Desafios do estágio em atendimento com a
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Jogos matemáticos: séries iniciais
CRUZ, Maria Viviane Braga da; SOUZA, Juliana Dantas de.
Jogos matemáticos séries iniciais.pdf
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Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos
ALMEIDA, Glaucia Dias; PIASSA, Adeliane dos Santos; SILVA, Brenda Tatiane de Oliveira.
TCC - EJA.pdf
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Musicalização e as suas contribuições na aprendizagem das crianças de educação infantil
DUTRA, Elisangela do Carmo.
TCC da Elisangela Dutra - final.pdf
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Musicalização na educação infantil
OLIVEIRA, Olga Barbosa de; SANTOS, Roseli da Silva dos; SILVA, Katia Letícia da.
TCC - Musicalização.pdf
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MODELO DE FOLDERS

As relações da afetividade na educação infantil!
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As relações da afetividade na educação infantil!
Modelo de Folder - Prof. Tiago (1).pdf
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DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO EM ATENDIMENTO COM ALUNOS DE INCLUSÃO: O AUTISMO
Modelo de Folder - Prof. Tiago (4).doc
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DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO EM ATENDIMENTO COM ALUNOS DE INCLUSÃO: O AUTISMO
Modelo de Folder - Prof. Tiago _4_.pdf
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E.J.A
Modelo de Folder - Prof. Tiago (7).doc
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E.J.A
Modelo de Folder - Prof. Tiago _7_.pdf
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JOGOS MATEMÁTICOS: SÉRIES INICIAIS
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JOGOS MATEMÁTICOS: SÉRIES INICIAIS
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Musicalização na Educação Infantil!
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Musicalização na Educação Infantil!
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Recanto da Literatura DE CORDEL
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Recanto da Literatura DE CORDEL
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HALLOWEEN
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HALLOWEEN
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Diretório Acadêmico

Dirigente responsável

Enfermeira Chefe Vanessa S. de Oliveira